Just be yourself...

Tem uma música que diz "o medo cega os nossos sonhos", e ultimamente ela tem ecoado na minha cabeça. Fato curioso é que apenas recentemente eu descobri que a cantei errado o tempo todo. Na minha versão ela diz "o medo SEGUE os nossos sonhos",  o que pra mim continua sendo válido. Sim, por que sempre que sonhamos com algo, o medo parece estar a espreita, minando nossas forças, tentando nos desencorajar, alimentando nossos pensamentos com ideia sabotadoras "está muito longe"; "não vai dar"; "é muito caro"; "É IMPOSSÍVEL!" (essa tem outra música boa: MAS PRA QUEM TEM PENSAMENTO FORTE O IMPOSSÍVEL É SÓ QUESTÃO DE OPINIÃO").
O planejamento precede a execução, que por sua vez precede o resultado. Para realizar algo, primeiramente precisamos visualizar isto, desejar, planejar as ações para alcançá-lo e então buscá-lo. A questão é que o medo, muitas vezes, nos impede até mesmo de desejar, de pedir ao universo, de nos permitirmos QUERER. Então fico pensando em quantos sonhos são sufocados antes mesmo de terem sido elucidados; antes mesmo de ter tocado a consciência. Sim, porque mesmo antes de saber nomear, nós sentimos. Sabe aquele "feeling", aquela sensação de "quero, mas não sei o que"? Pois é. Mas a questão é que só quando nos permitimos (sonhar, desejar, querer, almejar) é que somos capazes de criar os meios para alcançar o que almejamos.
Photo by Myles Tan on Unsplash

Nem sei dizer quantos sonhos deixei pra trás pelo simples medo de DESEJAR. Pelo simples medo de me permitir. Pelo simples medo das mudanças que aquilo poderia causar, quem iria incomodar. Mas tudo isso foi abaixo quando percebi que meu maior medo era o de permanecer pra sempre a mesma; DE SER INFELIZ POR MEDO DE TENTAR E ARRISCAR. Dizem que sabemos o quanto queremos algo quando enumeramos aquilo que estamos dispostos a sacrificar para obtê-lo. E a vida é uma eterna escolha e aposta. Algo sempre está em jogo. Toda escolha é uma abstenção (já dizia Chorão "cada escolha uma renúncia, isso é a vida"). Então no final das contas nos damos conta (me ajudem, é muita conta...) que não fazemos simples escolhas, mas estamos apostando o tempo inteiro, fazendo nosso melhor jogo, investindo o melhor de nós. Apostamos na possibilidade de um relacionamento com aquele cara; nas possibilidades de sucesso com o diploma daquela faculdade; na realização com aquela escolha profissional; na alegria com aquela viagem; nas boas lembranças daquelas festa; na economia de tempo se formos por aquele caminho. Mas se você pensar bem, é tudo uma aposta... Nós podemos estimar quais serão os resultados - o que nos auxilia na tomada de decisão - mas só o saberemos de fato quando chegar, e isso envolve tomar aquele caminho. Aquele cara pode passar um ano com você e depois sumir; no meio da graduação você pode mudar de ideia e decidir que quer outra coisa; você acaba percebendo que a rotina dessa profissão não tem a ver seu ritmo; o pneu estoura no meio do caminho; sua amiga bebe demais e você passa a festa toda cuidando dela; no meio do caminho tem um obstáculo... E muitos são os cenários que podem ser construídos aqui. A questão é que todos eles demandam escolhas, que nos guiarão para outros caminhos e possibilidades, até que deixamos este mundo. É a física quântica: tudo é possível, vários cenários coexistem até que você tome partido. Então basicamente é isso que vivemos fazendo: escolhas e apostas.  O que não dá é deixar de viver por medo de viver. Faz sentido o que estou dizendo? "You bleed just to know you're alive"! Nós escolhemos, apostamos, as vezes ganhamos, em outras caímos e sangramos... MARAVILHOSO! Significa que estamos VIVOS, PULSANDO!
Um novo ano se aproxima, e pra esse novo ano eu desejo LEVEZA! Desejo que você se permita ousar sonhar  e lembre-se: sonhar grande e pequeno dá o mesmo trabalho. Mas desejo também que planeje E REALIZE. Que seja mais paciente consigo mesmo/a e entenda que o erro faz parte do processo... Quem erra mais cedo aprende mais rápido! E tão importante quanto aprender a errar, é saber assumir os erros e pedir perdão. Que nenhuma raiva ou rancor faça morada em seu coração, mas quando vierem, sejam breves e passageiros. Desejo que você não se prenda a amores mais ou menos - nós aceitamos o amor que achamos que merecemos - e não gaste energia com aquilo que não gera valor! Eu desejo que você ria, ria muito! E que chore também, sempre que necessário, sempre que sentir vontade, certa/o de que isso não te faz mais fraca/o. Eu desejo que você tenha amigos o suficiente para manter seu coração aquecido; e mantenha bons relacionamentos, deixando ir sem apego os que machucam. Desejo que você seja franca/o - consigo mesma/o e com os outros; que se permita: viver, sonhar, errar, desejar, querer, realizar e alcançar! E que acima de tudo AME, ame muito: os animais, a natureza, Deus, a si mesma, sua família, seus amigos... a sua vida! Que você leve uma vida que ame e AME A VIDA QUE LEVA! Que você tome mais decisões pautadas nos seus propósitos e menos no que os outros irão pensar. Que você mantenha seus valores... mas os revisite sem medo sempre que for necessário. E eu desejo que sim, você sinta medo as vezes - uma vaga lembrança de que, de fato, não temos controle sobre a vida... Mas que ele não determine sua maneira de vive! Desejo que seja apenas um senso de preservação, mas nunca uma prisão. Eu desejo que você viva novas experiências, mas também aprenda a amar a beleza e profundidade do familiar. Desejo menos "desculpas" e mais "vamos? vamos!". Menos problemas e mais soluções. Menos negatividade e mais positividade. Desejo áudios mais curtos, e ligações mais longas. Eu desejo simplicidade e felicidade. Que você não se preocupe tanto com o futuro e aprenda a viver um dia de cada vez. Eu desejo que todos os dias você tenha fé e esperança - em Deus, nas pessoas, em um mundo melhor, no "locus de controle" e em sua capacidade de influenciar a realidade, mesmo que micro! Lembre-se sempre de que a vida é feita DE VOCÊ e não PARA você. Tudo aquilo que sou capaz de almejar, sou capaz de realizar! Desejo que acima de tudo, você seja feliz e, no final, o balanço seja positivo! GO HARD OR GO HOME!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIM.